Lipogênese (A Partir do Carboidrato)


Falamos no tópico "Enzimas Regulatórias" sobre a "sobra" de glicose, com a derivação para a estocagem na forma de glicogênio (depois de satisfeitas as necessidades das células em glicose) e para a via das pentoses-fosfato.
Mas aí vem a pergunta?
"Escuta, mas o excesso de carboidratos na dieta não vira gordura?"
Claro que vira!
Devemos lembrar no entanto que há excessos e excessos! Um verdadeiro excesso de carboidrato (e principalmente dependendo do tipo de carboidrato ingerido, pois a sacarose e a frutose costumam gerar transformações mais intensas do que a lactose ou o amido, por exemplo, muito pela companhia com as fibras solúveis deste último em fontes alimentares habituais, o que dificulta a absorção) fará "girar a roda" da glicólise, resultando em mais piruvato formado (isso apesar dos estoques de glicogênio muscular e hepático seguirem ainda aumentando, até um determinado ponto).

Esse piruvato (estimulado pela insulina, que por sua vez é estimulada pelo excesso de glicose) gera maior quantidade de acetilcoenzima A. O excesso de acetilCoA, por sua vez, entrando no ciclo de Krebs, gerará maior "escape" de ácido cítrico da mitocôndria para o citoplasma, com a conversão da acetilCoA à malonilCoA. É o início da construção de cadeias carbônicas aumentadas, características dos ácidos graxos.

Essa conversão é praticamente infindável quando há excessos de carboidratos (ainda que o metabolismo dê preferência em estocar gordura a partir de gordura, mais do que de carboidratos). 

Comentários