Dieta Cetogênica (Emagrece?)


A resposta à pergunta acima:
Sim e não!
Sim, se você fosse capaz de aderir a ela de maneira absolutamente restritiva em termos de "corte" de carboidratos (o que quase ninguém é!).
Sim - com a condição acima - o que não quer dizer que seja algo exatamente "saudável" (até porque no início da definição clássica de "saúde" está: "bem estar...", e se tem uma coisa que alguém em dieta restritiva em carboidratos não consegue sentir é "bem estar"!).
Sim, porque a fonte de acetilCoA como reagente inicial do ciclo de Krebs estará vindo "tão somente" da oxidação dos lipídeos da dieta e... dos depósitos (tecido adiposo). Como não há glicose suficiente, boa parte da acetilCoA vem da produção hepática dos corpos cetônicos (a "fábrica" de acetilCoA, a síntese no fígado, mas também sua utilização pelas células do corpo estão magnificadas).
Sim, porque "entupido" das "pesadas" gorduras o dia inteiro você talvez possa (até onde conseguir) abrir mão de "lanchinhos" (fontes comuns de carboidratos).
Não, porque (como dito acima) quase ninguém consegue abrir mão de carboidratos durante tempo longo (está na nossa "construção" dar preferência a carboidratos, o que não quer dizer que tenham que ser açúcares refinados ou outras "porcarias"!). O "desespero por carboidrato" ("craving") quase sempre vem, cedo ou tarde!...
Não, porque uma "escorregada" (para dentro!) aqui e ali em carboidratos fará de você um "gordo cetótico", uma péssima idéia (a não ser quando é um gordo realmente a caminho de emagrecer)!
Não, porque a maioria (senão a totalidade) dos "efeitos milagrosos", de pessoas que emagreceram com dieta cetogênica não mostram o longo prazo, ou seja, a recuperação do peso quando enfim se renderam aos "carbs"!

(além disso, vitaminas hidrossolúveis vão se tornando escassas, bem como as preciosas fibras solúveis, necessárias para o correto funcionamento intestinal)

Comentários