Sintetase e Sintase (Diferenças)


As sintetases e sintases são enzimas que têm nomes parecidos, pois ambas catalisam a síntese ("construção") de algum produto.
As sintetases usam a energia do ATP (ou outro nucleotídeo-fosfato, como o GTP, UTP, ou mesmo a coenzima A, como no exemplo abaixo, onde a energia da "separação" da coenzima A gera a formação de um GTP) para unir duas moléculas, formando uma maior. São ligases.


As sintases não utilizam o ATP. Normalmente quebram ligações para reconversão em outras ligações, como duplas ligações ou formação de anéis, com pouca utilização de energia. São liases, enzimas que de um lado da reação apresentam apenas um composto, que irá se transformar em dois.
Exemplo: a citrato-sintase une o oxalacetato com a acetila da acetilCoA para formar o citrato (em duas etapas), na primeira reação do ciclo de Krebs


Os macetes para lembrar:
Sintetase é um nome maior que sintase. Faz coisas (moléculas) maiores, com maior gasto energético.
Outro: sinTeTase (mais T) usa ATP. SinTase não.

(Uma complicação recente é que a JCBN, órgão internacional que define nomenclaturas em bioquímica, "aceitou" que qualquer enzima que faça síntese possa ser chamada de sintase, use ATP ou não, o que deverá ir unificando os termos com o tempo)

Comentários