Grupo Amino (Herói)


Há algo naquela "ponta amino" dos aminoácidos que vale muito (e é bom sempre ressaltar a importância)!
Não é à toa que dentre os macronutrientes a proteína é o mais nobre! Além da complexa obra de engenharia molecular da qual ela resulta - responsável por quase tudo quanto é função celular - essa "pontinha NHs" cumpre funções muito importantes.
E talvez uma das mais importantes seja todo aquele repasse que ocorre o tempo todo de molécula em molécula (amino para cetoácidos para aminoácidos novamente) para, por fim, "desembocar" na glutamina, que "cederá" sua amina (agora amônia) para que esta possa, finalmente, servir como um tampão urinário fundamental para que o organismo se livre de acidez indesejada (prótons das mais variadas origens que, ao se combinarem com a amônia - NH3 - viram parte do amônio - NH4), levando uma carga positiva para o "fundo do vaso", poupando dessa forma o "precioso" bicarbonato (bem como o fosfato).
É como naquele filme de ação em que o herói morre, mas leva o inimigo com ele!
Os grupos amina vêm, então, como "resto" de amônia logo transformados em uréia pelo fígado (ciclo da uréia) e através da glutamina para controlar acidez urinária (ambos formando a urina).


(Lembre: a glutamina é o aminoácido que "entrega" grupo amino no rim para excreção, já a alanina é o aminoácido com "livre trânsito" no fígado - também para "entrega" do grupo amino para o piruvato)

Comentários